Iniciações e transmissões

INICIAÇÕES

O equivalente sânscrito de "iniciação" é abhisheka, que significa "espargir", "verter", "unção". E para se verter é preciso que haja um vaso onde passa cair o líquido vertido. Se nos comprometemos realmente, abrindo-nos para nosso amigo espiritual de maneira apropriada e completa, transformando-nos num vaso que possa receber a comunicação, ele também se abrirá, e então a iniciação ocorre. Este é o significado do abhisheka, ou "o encontro das duas mentes", a do mestre e a do discípulo.

(Chögyam Trungpa Rinpoche, Além do Materialismo Espiritual)

Iniciações são o método tradicional budista de entrarmos nas mandalas das deidades, inteligências sutis sempre presentes e disponíveis que atuam de maneira incessante para o benefício dos seres. As iniciações abaixo descritas serão transmitidas por Sua Santidade Sakya Trizin e por seu filho, Sua Eminência Gyana Vajra Rinpoche.
 
BUDA DA MEDICINA



Segunda-feira, 25 de Julho
17h30 -  Cine Teatro - Centro de Convenções da UFPE
com Sua Eminência Gyana Vajra Rinpoche


No budismo tibetano, o Buda da Medicina,  chamado Bhaisajyaguru, tem na mão direita uma planta medicinal de poderes mágicos (arura) e a mão esquerda no gesto da suprema generosidade. Sua manifestação está relacionada diretemente ao voto do Buda de por fim ao sofrimento, neste caso, todas as doenças relacionadas à ignorância, paixão desmedida e à agressividade. 

Segundo Kalu Rinpoche, grande mestre da linhagem Kagyu: 

"A medicina tradicional budista foi revelada pelo Buddha quando morava no sul da Índia, no monte Malaya, em uma região reputada pela abundância de suas plantas medicinais, sobretudo a arura." (disponível em: http://kalu.dharmanet.com.br/medicina.htm). Assim, compreendendo-se as doenças como resultantes de desequilíbrios (sejam eles sociais ou naturais, individuais ou coletivos) o Buda manifestou um tantra completo de remédios, profundamente ligados à natureza e ao conhecimento das causas e condições. 

A prática do Buda da Medicina é associada diretamente ao desejo de aliviar o sofrimento físico e mental dos seres. 


Comunidade Buda da Medicina
http://www.facebook.com/event.php?eid=125648974184434


                                                             MANJUSHRI


Segunda-Feira, 25 de Julho


Manjushri é a deidade associada a coragem e sabedoria. Um dos discípulos históricos do Buda Sakyamuni, na mão direita, ele detém a espada que corta a ignorância e, na esquerda, uma flor que sustenta a sabedoria da Prajnaparamita. O conhecimento de prajna é a visão que libera todo o sofrimento. 

A iniciação e bençãos para a prática de Prajnaparamita a serem realizadas por Sua Santidade Sakya Trizin em Recife introduzem-nos a uma mandala extraordinária onde as sementes de méritos plantadas podem florescer em clareza mental, perspicácia e no próprio conhecimento de prajna.

A literatura prajnaparamita, que analisa a luminosidade e vacuidade dos fenômenos, é estudada regularmente no Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Pernambuco. Não coincidentemente, Manjushri é o bodisatva mais associado ao Zen Budismo e ao insight.

Comunidade Manjushri
 

                                                 GURU RINPOCHE


Terça-feira, 26 de Julho
09h30 - Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata - Timbaúba - PE




Enquanto um yôgue, foi um dos principais responsáveis pela incursão do budismo indiano no Tibet enfrentando, por isso, uma série de obstáculos os quais foram, um a um, superados de maneira prodigiosa. As realizações conquistadas por este Guru, fundador da linhagem Nyngma (a Linhagem dos Antigos) dizem respeito, antes de mais nada, à sua motivação insuperável de trazer benefícios, onde quer que estivesse. Tornou-se conhecido como o segundo Buda após o paranivarna de Sakyamuni.  Sua prática está associada diretamente ao destemor e às habilidades para superação de obstáculos em benefício do seres.


Comunidade Guru Rinpoche
http://www.facebook.com/event.php?eid=171702582889862

                                                        TARA BRANCA
Terça, 26 de Julho
16h - Auditório do Brum - Centro de Convenções de Pernambuco
Conta-se que a princesa Yeshe Dawa, "Lua de Sabedoria", em um éon muito distante do nosso, havia recebido instruções preciosas de um Buda e praticou-as zelosamente. Conquistando diversos níveis de perfeição e excelência em benefício dos seres, certa vez, ela foi interpelada por um grupo de monges para que dedicasse todos os seus méritos para renascer como homem na próxima vida. Como homem, ela não seria molestada ao 
praticar na floresta ou ao se recolher em uma caverna. Yeshe Dawa, contudo, contemplou aqueles homens e respondeu que feminino e masculino são apenas conceitos da mente relativa mas que, mesmo assim, ela fazia o voto de sempre renascer de forma feminina e assim auxiliar decisivamente todos os seres até a iluminação. Assim, ela alcançou o grau de "Anutpada" ou "Não Origem" e passou a ser conhecida como Tara, a que traz a liberação.

Em um aspecto sutil e profundo, Tara é a afirmação permanente do feminino como caminho direto para a iluminação. Sua prática, portanto, é bastante realizada entre as mulheres e todos os que se conectam ao feminino sagrado.

As bençãos e iniciações de Tara Branca, trazida por Sua Santidade Sakya Trizin, bem como sua prática, estão ligadas diretamente ao auto-conhecimento, a cura e a longevidade. 

Comunidade Tara Branca